Veja 4 dicas para ir bem na entrevista de emprego

Se você está com uma entrevista de emprego agendada e precisa de dicas para se sair bem, esse textinho é para você. Leia com atenção essas 4 super dicas a seguir e não deixe de conferir também uma poderosa simpatia para arrumar emprego!

 entrevista de emprego

Dica 1: Aqueça sua memória sobre seu currículo!

Dias antes da sua entrevista, revise seu currículo para relembrar de todas as suas experiências anteriores em outras empresas, como empregos, trainees ou estágios.

Tente associar pontos positivos e até mesmo negativos que teve em cada uma dessas experiências, assim você terá respostas prontas para perguntas como “Por que você saiu de lá?” ou “Você gostava de trabalhar com isso?”.

Relembre situações em que seu conhecimento ou habilidade foi desafiado e você se saiu bem; como também momentos em que você falhou e o quanto aprendeu com isso. Saber balancear pontos positivos e negativos de empregos anteriores é sinal de competência e humildade.

Já se você nunca trabalhou e é sua primeira entrevista de emprego, aqueça sua memória a respeito de grandes trabalhos de faculdade, projetos, viagens ou intercâmbios, suas áreas de formação ou outros cursos; relembre de tudo o que você já viveu que agrega às suas competências atuais e que engrandeça sua pessoa.

Dica 2: Tenha boa presença e bom humor!

Sua postura como candidato faz toda a diferença para o recrutador da vaga criar empatia com você.

Se a sua imagem é receptiva, calorosa e simpática, ele entenderá que você é uma pessoa aberta, disposta a aprender e a trabalhar, naturalmente motivada; já se você está apático, claramente nervoso, com sorriso amarelo para tudo o que o entrevistador falar, certamente as suas chances serão menores pela falta de segurança.

Por mais que você seja uma pessoa introvertida, não necessariamente você deve ser antipático.

Dica 3: Tenha conhecimento sobre a empresa

Muitos candidatos chegam até as entrevistas sem mesmo conhecer os principais trabalhos da empresa. É importante estudar sobre o local em que você deseja trabalhar, aprendendo um pouco sobre a história, produtos, serviços, possíveis concorrentes, etc.

Através desses detalhes você pode se encaixar na realidade dessa empresa e descobrir como você pode contribuir o desenvolvimento deles através dos seus trabalhos.

Dica 4: Você no controle!

Visualize a entrevista como um momento em que uma empresa está interessada você, não somente você está precisando desse emprego. Entenda que é uma via de mão dupla o interesse!

Entrevista não deve ser submissão ou humilhação e sim um momento de mostrar seus talentos, ser você mesmo. E por mais que esse emprego seja uma necessidade para você, você também tem a opinião de gostar ou não da vaga ou de como foi tratado. De aceitar ou não.

Utilize uma roupa confortável, seja você mesmo e entre na onda do entrevistador; mantenha seriedade nos momentos que exigir isso e não tenha medo de quebrar o gelo com uma risada ou alguma outra reação.

Não existe certo ou errado em entrevistas de emprego, e sim interpretações do recrutador. Uma vez na onda dele você tem o poder de dominar a entrevista e até mesmo guiá-lo através de suas respostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *