Mesa de jantar: 4 dicas de como escolher! Modelo, lugares e mais!

Na hora de mobiliar uma sala de jantar, a gente fica louco com tanta opção nas lojas físicas ou na internet, né? É mesa quadrada, redonda, retrátil, de 4, 6 ou 8 lugares, de vidro, madeira, dentre tantas outras características!

Daí fica a dúvida: como escolher a melhor para a minha sala? A gente vai te ajudar com algumas dicas! Também aproveite e confira como escolher a decoração da mesa de jantar.

mesa de jantar

Dica 1: Respeite o espaço disponível

De nada adianta comprar uma mesa gigante de 8 lugares se você tem um espaço pequeno e mais limitado para a área do jantar.

Respeitar o espaço pensando no conforto e circulação de pessoas, sem ninguém se espremendo para afastar uma cadeira é o ideal! Isso vale também para uma sala grande que merece uma mesa maior, não combinando muito com uma mesa pequena.

Dica 2: Melhor formato da mesa

– As mesas retangulares são as mais usadas; as famílias hoje em dia costumam ter de 3 a 4 pessoas, portanto é um bom formato para todos em casa e ainda dá para receber visitas com cadeiras nas laterais, até 6 por exemplo.

– Já as mesas redondas são indicadas para cômodos pequenos, em formato quadrado, sendo um móvel intimista, comportando até 6 pessoas, em média; mas cuidado para a mesa não ser muito grande, pois afasta as pessoas, nem muito pequena, para não ficar “joelho com joelho”.

– Quanto às mesas quadradas, é indicada para locais maiores, em que fica visualmente bonito para receber 8 pessoas ou mais.

O espaço da casa, decoração e quantidade de pessoas em média para as refeições influenciam muito na escolha. Você ainda pode optar pelo tipo retrátil, seja qual formato for, para ambientes pequenos quando não houver refeições.

Dica 3: Melhor tamanho da mesa

O tamanho da mesa influencia no conforto de todos na hora da refeição, sem ninguém esbarrando em ninguém, ou se espremendo para sentar-se, nem muito menos se esticando todo só para pegar um sal.

Na hora de comprar sua mesa de jantar, considere que uma pessoa precisa de pelo menos 60 cm para ficar confortável; portanto, uma mesa redonda com cerca de 100 cm de diâmetro, por exemplo, comporta bem 4 a 6 pessoas, ou uma mesa retangular de 80 x 120 cm, em média, comporta bem 6 pessoas com um bom espaço de circulação ao redor. Depende do tamanho do seu cômodo e média de pessoas que se sentam nela.

Dica 4: Estilo da mesa de jantar e cadeiras

Além da parte técnica de medidas e espaçamentos, outro ponto que gera dúvidas é o design dessa mesa de jantar, inclusive das cadeiras. Você tem a opção de comprar o conjunto completo ou as cadeiras separadamente, exigindo harmonia na combinação entre os móveis.

Se comprar separadamente, cuidado para não comprar cadeiras altas demais com relação ao tampão da mesa, pois pode incomodar as pernas na hora de sentar.

Quanto aos materiais dos móveis, a dica é mesclar diferentes elementos que combinam entre si, como madeira e vidro, aço inox e pedra, dentre outros que mesclam diferentes estilos de decoração.

Conte com um bom designer de interiores, arquiteto ou paisagista na hora de escolher seus móveis, incluindo a mesa de jantar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *