Top 5 alimentos que ajudam a combater a hipertensão

Algumas mudanças de hábito são importantes para o controle da hipertensão como perda de peso, parar de fumar, fazer atividades físicas, diminuir o estresse e, talvez o mais importante, regular e controlar a sua alimentação, principalmente com relação à quantidade de sódio consumida diariamente.

Se você sofre com pressão alta, saiba que uma alimentação correta pode controlar sua pressão facilmente.

hipertensao

 

 

Confira a seguir os 5 melhores alimentos para combater hipertensão que devem estar na sua dieta!

  1. Morango

Pesquisas sobre hábitos alimentares entre pessoas hipertensas revelam que quem consome frutas vermelhas, principalmente o morango, tem menos chances de desenvolver hipertensão! Isso se dá pela ação da substância que dá o pigmento vermelho na fruta, chamada de antocianina, que reduz o colesterol ruim no sangue e facilita a circulação.

Sendo assim, pode incluir o morango no dia a dia! Coma de 4 a 5 morangos como sobremesa no café da manhã ou tome suco natural durante o dia.

  1. Clara de ovo

A pressão alta compromete muito os vasos sanguíneos comprimindo a circulação. Estudos comprovam que a clara de ovo tem propriedades vasodilatadoras, ou seja, podem relaxar o interior das artérias, diminuindo as chances e sintomas de pressão alta.

O ideal para manter a clara de ovo dentro desse padrão saudável é consumir o ovo cozido ou poché. Pode comer a gema também, mas a verdadeira saúde está na parte branca do ovo.

Se você gosta do bom e velho ovo frito, opte por fritar em frigideira antiaderente para não ter necessidade de usar óleo; e quando usar óleo, use os vegetais em pouca quantidade.

  1. Guaraná

Não necessariamente todo tipo de alimento rico em cafeína faz mal para as artérias, um exemplo é o guaraná. E não estamos falando do refrigerante, ok? E sim o guaraná em pó quando bebido com água.

Estudos comprovaram que pessoas que bebiam regularmente a mistura tinha menos chances de desenvolver pressão alta, além de que controlavam melhor seus pesos. Mas fique atento, pois nem todo mundo se dá bem com o guaraná, devido à sensibilidade à cafeína, não necessariamente por conta da hipertensão.

Sendo assim, consulte seu médico se esse alimento pode fazer parte da sua rotina ou não. Se sim, insira na sua alimentação acrescentando ½ colher do pó do guaraná em sucos e tome pela manhã.

  1. Melancia

As frutas no geral fazem bem à saúde, mas a melancia merece um carinho especial. Estudos comprovam que a melancia tem grande efeito na fase que antecede o estopim da hipertensão, na chamada fase pré-hipertensão.

Isso se dá pela substância encontrada na fruta de nome l-citrulina, que ajuda na formação do óxido nítrico, o qual é um vasodilatador natural para relaxar o interior das artérias.

Ainda existem dúvidas nos estudos a respeito de como melhor consumir a fruta para aproveitar desse benefício, se é em suco ou fruta. Até descobrirmos, coma uma pequena fatia da fruta como sobremesa após o almoço.

  1. Leite e derivados magros

Leite desnatado, iogurte, queijos magros e outros derivados contribuem bastante para o emagrecimento saudável, além de ser fonte de cálcio, proteínas, vitaminas e outros minerais.

E como se sabe, consumindo menos gorduras, nossas artérias sofrem menos pressão e isso evita sintomas e agravamento da hipertensão.

Esses são apenas alguns dos principais alimentos que devem estar na sua dieta para combater a hipertensão. Além disso, considere consumir pouco sódio diariamente, que é um grande vilão para agravar a hipertensão. Não perca tempo e agende uma visita a um nutricionista e tire suas dúvidas!. Cuide-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *